Pode-se dizer que a liderança é exercida por dois personagens distintos: o chefe x líder. Porém, por ocuparem a mesma posição hierárquica, muitas vezes as organizações enfrentam dificuldades para diferenciá-los, apesar dos perfis serem opostos.

Então, o que pode ser observado para se identificar corretamente esses dois tipos de profissionais?

Chefe x Líder

Entenda o perfil de cada um e suas principais características:

Chefe

Os chefes acreditam que precisam reforçar constantemente sua posição de superioridade para serem respeitados. Contudo, falham em perceber que esse tipo de relacionamento que estabelecem com seus funcionários não é saudável e nem sustentável a longo prazo, uma vez que estimula o medo e não o respeito.

Eles também tendem a ser autoritários, egocêntricos e centralizadores. Não identificam que fazem parte de uma equipe, pois acreditam que sua principal função é manter a ordem e a produtividade do sistema.

Dificilmente partilham do sucesso com o seu time, tomando-o somente para si. Mas nos momentos de fracasso, fazem questão de dividir a culpa entre todos os membros. Gostam de comandar e normalmente não abrem espaço para o diálogo, criando um clima organizacional pesado, regido pela máxima:  “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”.

Líder

Os líderes sabem que os melhores resultados só serão atingidos por um grupo de pessoas motivadas, engajadas e confiantes. Por esse motivo, se posicionam não somente como gestores, mas como integrantes da equipe: podem assumir as rédeas da situação quando preciso, mas estão sempre abertos a novas ideias e compartilham conhecimento e informação com todos os membros.

Os verdadeiros líderes também investem no desenvolvimento de talentos, sabem delegar tarefas, dividem os créditos (e os desméritos, quando for o caso) com o seu time e mantêm a racionalidade durante a tomada de decisão. Esse comportamento faz com que eles sejam admirados por aqueles que os cercam – seus liderados os enxergam como fonte de inspiração e motivação no trabalho.

Sabe aquele elevado grau de influência que os chefes tentam arduamente conquistar, dia após dia? Os líderes conseguem esse feito sem esforço, de forma natural. Por isso, diz-se que um líder até pode ser um chefe, mas um chefe jamais será um líder.

Qual deles você gostaria de ter em sua empresa?

CTA_789x137_ycoach_pj_ed2vs2