A relação entre colaboradores e gestores foi redesenhada. Mais do que cumprir ordens, as pessoas buscam por inspiração e motivação. O líder é visto como alguém que, além de orientar o trabalho dos demais, conquista a admiração a partir de suas atitudes e lições deixadas durante a sua jornada. Algumas pessoas são tão marcantes que ganham destaque como líderes mundiais, como as que falaremos a seguir:

Barack Obama

Atual presidente dos Estados Unidos, conquistou o mundo com seu carisma único. Foi o primeiro presidente a utilizar a internet e celebridades durante sua campanha, o que fez com que se tornasse uma pessoa muito mais acessível aos olhos do público, mesmo sendo o líder do país mais poderoso do mundo. Obama também se destaca como orador, conseguindo cativar a plateia com discursos incentivadores (‘Yes We can’) e como diplomata fazendo acordos amigáveis entre países em conflitos.

Papa Francisco

Desde que ocupou o cargo de atual sumo pontífice, o Papa Francisco conseguiu o que nenhum outro papa havia conseguido até então: conquistar a simpatia do mundo todo, dos seus fiéis cristãos, de fiéis de outras religiões e até mesmo de ateus. Além de possuir uma personalidade carismática, Francisco demonstra empatia em seus discursos e aborda temas importantes para a sociedade.

Jorge Paulo Lemann

Considerado o homem mais rico do Brasil, Lemann é um empresário suíço-brasileiro reconhecido no cenário nacional e internacional. Seu estilo de trabalho e conceitos de meritocracia e baixo custo são hoje inspiração para empresas públicas e privadas. João Paulo Lemann é admirado no mundo empresarial por suas conquistas e carisma.

Bill Gates

Bill Gates é hoje uma das pessoas mais influentes e ricas do mundo. Desde muito jovem já tinha espírito empreendedor, quando aos 21 anos fundou Microsoft. Construiu seu império tendo como base uma ideia inovadora, arriscou e soube reconhecer uma boa oportunidade e aproveitá-la. Gates é um líder que acredita no trabalho em equipe e que investe muito em motivação e engajamento.

Angela Merkel

Considerada a mulher mais poderosa do mundo, a Chanceler da Alemanha tem sido comparada com a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher. Merkel, a primeira mulher a ocupar essa posição em seu país, tem uma personalidade forte, sabe agir sob pressão e é um grande exemplo de líder.

Mas afinal, o que esses líderes mundiais têm em comum?

  • Líderes não são arrogantes: conquistam com seu carisma, humildade e respeito. Costumam ser excelentes oradores, mas também ótimos ouvintes. É importante se mostrar acessível e aberto à críticas e sugestões.
  • Líderes são visionários: estão sempre um passo a frente dos demais. Enxergam longe pois sabem que é fundamental ter conhecimento sobre o ambiente que os cerca – dentro da instituição, em seu setor de atuação, na economia, política, etc.
  • Líderes são motivadores: despertam sentimentos positivos em seus liderados. Através de suas palavras e atitudes, tornam-se um exemplo a ser seguido.
  • Líderes são inovadores: pensam fora da caixa porque são capazes de enxergar as coisas sob outras perspectivas: propondo novas soluções e alternativas para o mesmo problema. Ainda, eles não têm medo de arriscar.
  • Líderes dão oportunidades reconhecendo os méritos dos seus funcionários: estão sempre atentos ao trabalho dos liderados e sabem reconhecer o esforço individual e também os resultados alcançados pelo time.

E você, acha que tem o que precisa para ser um bom líder? Se ainda não tenha certeza, saiba que essas características podem ser desenvolvidas. Aproveite e se informe sobre coaching.