“Sinto que preciso me mexer e melhorar minha vida pessoal e profissional, mas não sei nem por onde começar. Existem dicas básicas para eu começar a ganhar foco?”

Recebi essa pergunta, que sintetiza a “dor” de muitas pessoas que procuram o coaching para auxiliar no desenvolvimento pessoal. Não tenho uma resposta simples, mas tenho várias dicas que podem te ajudar a chegar lá.

1° dica para seu desenvolvimento pessoal:

A primeira vem junto com uma pergunta: você realmente sabe o que quer? Se isso não estiver claro, ter foco vai continuar sendo difícil. Não saber o que queremos é muito comum, mas a vontade de mudar é uma grande ajuda que você tem. A definição de onde chegar tem que vir acompanhada de um exercício de autoconhecimento, onde você troca a lupa pelo espelho. Para começar, responda:

  • Qual é sua paixão na vida ou o que faz você mais feliz e completo?
  • O que te motiva ou te da energia? (Ex.: prazos, cafeína, seus valores, meditação, exercícios, contato com a natureza, status, adrenalina, compras, etc.).
  • Qual você considera serem seus principais pontos fortes na sua vida pessoal e/ou profissional?
  • Quais são cinco coisas na sua vida pessoal e/ou profissional das quais você mais se orgulha?

Com essas respostas em mãos, pare para pensar se o que você faz hoje está de acordo com o que você respondeu. Se estiver, você está num caminho que o foco vai vir naturalmente, com pequenos ajustes talvez. Mas se a sua atividade está muito distante do que é seu ideal, é o momento de repensar seus próximos passos para o desenvolvimento pessoal.

Olhar para dentro e responder essas perguntas é um começo. Mas prometi mais dicas, então vamos em frente.

Rumo-da-carreira

2° dica:

Outra coisa muito importante é você tirar da frente pensamentos que te impedem de seguir em frente. O que quero dizer com isso é que você deve ressignificar alguns pontos de vista. Se alguma coisa não deu certo lá atrás, não quer dizer que não vá dar certo agora. Então, quando você olhar para alguma coisa e pensar que não consegue, que não vai dar certo, por causa de uma experiência anterior, pense no que você já evoluiu do tempo da última experiência para essa. Você cresceu de ontem para hoje. Aprendeu coisas novas, amadureceu. Acredita em você!  Isso vai te animar, te trazer chance de criar novas soluções, e te dar foco para o desenvolvimento pessoal.

3° dica:

Minha última dica de hoje chama-se PLANEJAMENTO! Na hora que você seguir à risca aquilo que você colocou como objetivo, seu foco aumenta. Vou te contar porque: atingindo aquilo que nos propusemos a fazer, ficamos mais confiantes e temos como mensurar que estamos no caminho certo. Além disso, quando dividimos nosso objetivo em pequenas metas, construídas para irmos do início ao fim, temos uma chance muito maior de acertar o percurso, e não de desistirmos. Para se planejar, use lembretes, agenda, calendário do celular, do e-mail. Mas monte uma agenda que você consiga cumprir. Eu já falei sobre construção de metas aqui. Cuidado para não criar um planejamento que você não consiga dar conta. Isso vai te levar à frustração.

E aí, ajudei? Fiquem à vontade para dividir suas opiniões.

Abraços.
Eduardo Ayres.