Muitos julgam que os líderes são os únicos responsáveis pela motivação e pela alta performance organizacional. Outros acham que bons salários e um pacote de benefícios recheado já basta para incentivar os funcionários. Mas será que é só isso?

Um líder inspirador e uma boa remuneração são, certamente, elementos motivadores, mas estabelecer uma cultura de alta performance organizacional requer também a participação da área de Recursos Humanos. Cabe ao RH, além de atuar na gestão de pessoas, liderar todo o processo de desenvolvimento organizacional.

A implementação da cultura de alta performance vai além da transmissão dos princípios institucionais, da bolsa para idiomas e do lanchinho no final da tarde. Ela demanda um RH estratégico, que através dos suas ações consiga estimular o desenvolvimento individual e coletivo dos colaboradores.

Para tal, devem ser colocadas em prática políticas relacionadas ao desempenho, reconhecimento e recompensa – as quais devem ser comunicadas a todos os colaboradores de forma clara e objetiva, garantindo que não haja dúvidas ou más interpretações das mensagens.

O RH começa seu trabalho já no recrutamento e seleção, ao escolher candidatos com perfis que se adequem à cultura da empresa. Em seguida, é recomendável investir em comunicação interna, desenvolvimento pessoal, gestão do desempenho individual e de equipes, treinamentos, planos atrativos de carreira e de remuneração, entre outras ações.

Também é função do departamento de Recursos Humanos orientar a liderança para que, em conjunto, criem um ambiente que favoreça o trabalho em equipe e a obtenção de resultados cada vez melhores, no qual as pessoas sintam-se engajadas, tranquilas e confiantes, além de compreenderem como o seu trabalho contribui com os objetivos estratégicos da organização como um todo.

É quando todos crescem juntos, trabalhando de forma sincronizada e vivenciando os mesmos valores, que uma cultura é realmente estabelecida. Ficou alguma dúvida? Deixa nos comentários que a gente te ajuda 😉

CTA_789x137_ycoach_pj_ed2vs2