No mundo corporativo, e em algumas empresas mais do que outras, existe uma grande pressão para que os objetivos e metas sejam alcançados. Mas quem está à frente do desafio? Será que existe mesmo retorno no investimento em coaching

A liderança é responsável por potencializar o desempenho de suas equipes, para assim gerar bons resultados financeiros para a organização – o que significa que cabe aos líderes contribuir com o desenvolvimento pessoal e profissional dos liderados. Mas às vezes uma ajudinha é bem vinda, não é?

Ao participarem de um curso de liderança, por exemplo, gestores e coordenadores aprendem competências fundamentais para explorar melhor o principal ativo das empresas, o capital humano. Mas após participarem de um programa de coaching, existe a preocupação sobre como mensurar o retorno do investimento neste tipo de atividade.

Como tudo que diz respeito às ciências humanas é mais subjetivo, muitas organizações sentem dificuldade em estimar o ROI sobre o treinamento e desenvolvimento de pessoas. Mas existem sim metodologias capazes de avaliar e os resultados obtidos, que demonstram como esses investimentos resultam em benefícios tangíveis para a empresa.

É possível utilizar um método de análise comparativa: a área de Recursos Humanos deve comparar o retorno para os acionistas no ano anterior com o retorno obtido após o coaching executivo. Esse indicador não mostra somente o impacto do treinamento, mas ajuda a quantificar se o investimento em capital humano gerou lucro para a organização e seus investidores.

É preciso mencionar que, apesar de resultados numéricos serem de grande importância, outros indicadores também devem ser levados em consideração quando falamos sobre mensuração de coaching e avaliação de desempenho, como:

  • Avaliação do treinamento

Os participantes podem responder a um questionário avaliando todo o processo, elaborando uma conclusão final sobre o que foi aprendido no treinamento.

  • Avaliação de retenção de conteúdo

O método antigo estabelecido nas escolas pode funcionar aqui! Após o coaching, o RH pode realizar um teste com os funcionários para avaliar o nível de retenção de conteúdo e os assuntos que ainda precisam ser aprofundados.

  • Avaliação de aplicação do aprendizado

Nesta etapa os líderes devem criar um plano de ação para colocar em prática o que foi aprendido e, ao final de um prazo pré-estabelecido, medir os resultados obtidos.

A medição dos resultados é importante tanto para servir como base de aprimoramento dos processos internos quanto para garantir a efetividade dos serviços de coaching contratados.