Quando pensamos em carreira, em que momento paramos para fazer planos? O início de uma carreira muitas vezes é “impensado”. Não só a escolha da profissão, mas o primeiro passo. É normal agarrarmos o primeiro estágio que aparece, sem saber muito sobre aquela área que estamos prestes a entrar. Isso pode, no futuro, resultar num profissional infeliz e que talvez não tenha tempo de (re)construir um caminho que esteja de acordo com seus valores.
Uma das perguntas mais injustas e perturbadoras que já me fizeram foi: “como você se vê daqui 10 anos?”. Acredito que o grande problema não estava na pergunta em si, mas principalmente porque sempre pensei na resposta colocando lá na frente meus sonhos, sem pensar em como poderia transforma-los em realidade.
O que devemos fazer então para alcançar o futuro que queremos? Aqui vão 5 dicas para construir suas metas, pensando num melhor desenvolvimento pessoal e planejamento de sua carreira:
- Faça sua meta específica: quanto mais certeira for sua meta, maior a possibilidade de você atingi-la. Se seu objetivo é morar fora, crie sua meta pensando no mês e ano que você vai, para que cidade deseja ir, e o que deseja fazer lá. Por exemplo: minha meta é mudar para Chicago, em julho de 2020, para fazer meu doutorado na University of Chicago.
- Sua meta tem que ser mensurável! Uma forma simples de exemplificar isso é pensar nos nossos investimentos. É desejo de muitos guardar dinheiro. Mas quanto? Desejo não é meta. A meta num caso assim poderia ser escrita assim: “vou guardar R$ 835 por mês nesse ano para chegar ao fim do ano com pouco mais de R$ 10 mil.” Se quiser pensar no lado pessoal, pense em perder peso. O mensurável aqui é você dizer quantos quilos quer pesar, e não quantos quilos quer perder.
- Dá para alcançar sua meta? Suas metas devem ser desafiantes, mas possíveis de alcançar. Se você colocar uma meta muito acima de sua realidade, logo você estará desanimado e pensando em desistir. Se o que você quer não faz parte de sua realidade, crie metas para chegar lá. Ao invés de dizer “quero ser CEO da empresa até o fim do próximo mês”, você pode estabelecer uma meta assim: “quero ser promovido a gerente em até 2 anos. Depois disso, vou fazer uma pós graduação. Em 10 anos quero ser diretor. E com 5 anos de diretor, quero ser CEO.”.
- Quão relevante é sua meta para você? A meta torna-se mais relevante quando está ligada ao propósito de vida, aos seus valores. Procure traçar metas que o levem a um sentimento de realização. A sensação de meta alcançada compensa qualquer esforço feito no caminho.
- Quando você alcançará sua meta? As metas tem que ser alcançadas dentro de um período de tempo específico. Não existe meta em aberto, e nem data em aberto para alcançar a meta, certo? Se sua meta é mudar de emprego, escreva “vou mudar de emprego dentro de seis meses”.
Ajudamos? Esperamos que vocês usem essas dicas e que daqui para frente não tenham medo, e sintam-se seguros quando alguém perguntar: o que você espera do seu futuro?