O que não faltam são pesquisas que mostram o quanto o brasileiro não sabe planejar o seu futuro; seja no lado financeiro, pessoal e profissional. Vivemos estabanados cultura do “jeitinho” e de deixar tudo pra última hora. Nunca foi tão complexo fazer decisões e refletir sobre futuro profissional. O número de opções e possibilidades se multiplicam e nossas mentes estão cada vez mais aceleradas e sem foco.

Não tem certeza do seu próximo passo? Não se sinta só nesse mundo! Carreira é um conceito abstrato, com diversas possibilidades de interpretações, comparações e referências. Viva as inquietações e ansiedades!

Para ajuda-lo a organizar o pensamento e assim construir cenários mais realistas sobre seu futuro, listamos aqui 08 perguntas chaves que podem ajudar a trazer respostas e mais foco:

  1. Qual a sua real motivação pra sair da cama todos os dias?
  2. Você sabe realmente qual é a sua função ou o que esperam de você?
  3. Você realmente contrataria um profissional como você caso fosse dono de uma empresa ou contratante?
  4. Onde você quer chegar no final do próximo ano?
  5. Qual é a sua referência? Que profissional te inspira?
  6. Quem é o seu mentor?
  7. O que o torna único?

Se você colecionou mais de quatro “Não sei responder à essa pergunta”, sugerimos investir em você. Investir tempo para refletir, para se permitir, para consultar fontes e acima de tudo para buscar autoconhecimento. Caso tenha respondido facilmente às perguntas, parabéns! Coloque energia nos seus projetos, mantenha-se forte e avance consistentemente nas suas metas.

Mas nesse momento você deve estar se perguntando, e onde está a oitava pergunta? Pois bem, deixamos pro final a melhor de todas…

Você tem um emprego ou uma carreira? É hora de pensar muito sobre isso.

Quem se planeja tem futuro. Quem não se planeja, tem destino.
Carreiras demandam planejamento, investimento e foco. Sem isso você tem uma sequência de empregos, e isso pode não te levar ao lugar que tanto espera. Aliás, esperar não é uma boa opção; seja mais protagonista da sua carreira!